segunda-feira, 31 de agosto de 2009

ALMOÇO DE DOMINGO!!

Oi gente até que enfim um domingo gostoso de calor , como durante a semana dificilmente faço carne vermelha nas refeições posso abusar um pouco no fim de semana rsss.
Comprei uma peça inteira de maminha, já limpa +ou- 1,200kg, e fiz no forno do meu jeito mesmo.

Deixei marinando +ou- 1 hora com vinho branco seco(pode ser tinto) , usei 3 envelopes de caldo Sazon sabor picanha com toque de alho, pimenta cominho,folha de louro, salsa,alecrim e manjericão desidratados e um dente de alho picadinho, furei a carne e deixei.

Depois coloquei naquele saco para assar , besuntei um pouco de manteiga sem sal e forno , acho que ficou 1 hora e meia , gosto bem assada, pode usar tbm papel alumínio.

Saiu assim, quem quiser pode deixar no forno pra dourar mais, eu fatiei, reguei com o caldo que sobrou e servi com arroz, salada de maionese e folhas verdes...Quem quiser pode fazer um molho a parte , pra mim só assim esta ótimo , a carne fica úmida e macia , uma delicia, pode servir com uma farofinha tbm.

De sobremesa eu fiz aqueles picolé de doce de leite , fazia tempo que não fazia ...

Pena que não dá nem pra gelar direito rsss...pra variar fiz meia receita , só tinha um pote de doce de leite , e coloquei Nescau em vez de chocolate.

A receita dos picolés AQUI.

Fica uma delicia, e foi isso um domingo ensolarado e gostoso....

BOA SEMANA A TODOS.

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

MEU 1º KIRI SHAWL!!!


Gente do céu estou tentando entrar na onda dos xales, esse é o primeiro que tento , a Sandra, gentilmente traduziu a receita que é em inglês , fora as dicas que ela dá, não tem como não fazer , é só prestar muita atenção , fiz e desmanchei umas 500 vezes rssss, mas consegui fazer a 1º parte , já quase terminei a 2º, estou usando o fio Kalú e ag. n. 4.
Vamos ver ? que Deus me ajude.

Beijos e bom sábado.

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

BOLO DE IOGURTE!!

Oi gente desde que eu vi no blog da (Pitadas de sabor e arte) um bolo de iogurte eu fiquei tentada a fazer, ontem lá pela 16:00 hs , sem nada pra fazer as crianças já devidamente alimentadas, feito lição de casa , com aquele frio decidi fazer o bolinho , detalhe.... usar batedeira , olhei pra ela e me deu uma preguiça rssss, então fiz uma receitinha que tenho algum tempo que é de uma comunidade culinária do orkut que é da Maria Helena , a diferença com o da diria que é mínima, e fica uma coisa, sabe aquele bolo pullman? fica melhor rssss....

Usei a dica da de untar a forma com manteiga e açúcar....

usei uma forma de bolo inglês ou pão média....

O bolo fica bem douradinho usei na massa raspas de laranja , uma dica tbm da , que dá um toque delicioso.....
e usei uma calda de laranja com açúcar depois de morno com raspas de laranja , ficou maravilhoso, meu filho comeu um pedaço e me disse :"_ Mamãe vc ficaria em 1º lugar com esse bolo" rssss, quase chorei não é lindo? falta dizer que o bolo de ontem pra hoje já era, dei um pedaço pra vizinha e o Felipe levou um pedaço na lancheira.


Bolo de Iogurte:

em uma vasilha peneirei :

2 copos de farinha de trigo (medida do copo de iogurte, usei o de 170g)
2 copos de açúcar (não muito cheio)
1 colh(sopa) de fermento em pó

No liquidificador bati :

1 copo de iogurte natural
1/2 copo de óleo (usei um pouco menos)
3 ovos

(raspas de laranja se quiser)

Depois mistura tudo , com carinho e forma untada com manteiga e polvilhada com açúcar, forno pré aquecido , 180 º , fazer o teste do palito depois de uns 25 min.
Deixar amornar desenformar e se quiser jogue uma calda ou só polvilhe açúcar.


Bom é isso, agora vou no blog da Sandra(tricô e mais tricô) estou doida por uns xales lindos que ela está fazendo, fui...BJS.

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

ALMOÇO DE DOMINGO!!

Oi gente , parece que o inverno resolveu aparecer ? gente que domingo foi esse? Jesus muito frio , fui pra cozinha e fiz uma lasanha básica , pra falar a verdade a maior descoberta nesse domingo foi o molho branco , aliás nunca gostei muito de fazer molho branco e sabe aquela receita que pede uma xícara? e vc tem que fazer uma receita e aí sobra , fica muito grosso , ou muito fino, com gosto de farinha ? pois é esses problemas acabaram rsss.

Aqui o meu pratinho , quentinho....

Depois do forno....
Aqui na montagem usando o maravilhoso molho branco... molho a bolonhesa,camada de massa(só uso a cozida),presunto,mussarela, camada de molho branco,(só uso nas duas primeiras camadas intercalando com molho vermelho) e aí vai....

Bom vamos ao molho branco vi essa receita no blog da Vicentina(Alquimia na Cozinha da Vice).
é um pó preparado com sopa de cebola , vcs não vão acreditar mas fica perfeito , não coloquei nem sal, Vicentina querida obrigada por essa dica maravilhosa.


PÓ PARA MOLHO BRANCO INSTANTÂNEO

Ingredientes:
1 pacote de sopa de cebola
1 copo (requeijão) de leite em pó instantâneo
3 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 pitada de noz moscada ralada (eu coloquei mais que uma pitada)

Peneirar tudo junto 3 vezes e guardar em vidros e na geladeira.


Para preparar dissolve 2 colheres do pó em um copo de leite e 1 colher de manteiga ou margarina, e leve ao fogo até engrossar.


Fiz um copo de 250ml de leite e foi a qtde certa para montar a lasanha nem mais nem menos .

Boa Semana a todos,
Bjs.

sábado, 22 de agosto de 2009

RECEITA DAS BOINAS!!

A FOTO E A RECEITA FORAM COPIADAS DO BLOG: SABORES DE IAIÁ by Michelle Carnaúba.



Gente só uma explicação qto ao munguzá, esse milho branco na Bahia, minha querida terra natal ,é feita como se fosse um arroz doce e chamamos de munguzá , a canjica é feita com milho verde ralado, com leite de coco, açúcar essas coisas , aliás para quem quiser a receita da canjica aqui está:


CANJICA DE MILHO VERDE:

Ingredientes:

25 espigas de milho verde (mais ou menos 3 Kg)
1 e ½ xícara (360 ml) de água
3 cocos secos (mais ou menos 1,2 Kg)
Sal a gosto
1 xícara (180 g) de açúcar
Canela em pó para polvilhar

Obs: Utilizei 3 espigas de milho, 1 xícara (chá) de leite de coco do próprio coco, 100 ml de água, 1 pitada de sal e duas colheres (sopa) de açúcar.

Modo de Preparo:

Etapa 1: Descasque as espigas de milho e, com uma faca afiada, corte os grãos rente ao sabugo.

Etapa 3: No copo do liquidificador coloque os grãos de milho aos poucos e, juntando a água devagar, triture até obter um purê.

Etapa 3: Passe em uma peneira apoiada numa tigela para eliminar as casquinhas do milho. Em seguida, coloque a massa peneirada em um pano fino limpo e esprema bem. Coloque o caldo obtido numa travessa grande e deixe descansar até a massa de milho se separar do líquido.

Etapa 4: Quebre os cocos, descasque e rale. Esprema a polpa ralada num pano fino para retirar o leite grosso e reserve em uma tigela.

Etapa 5: Retire o líquido que se separou da massa de milho, junte ao coco ralado e esprema novamente para retirar o leite ralo. Reserve em outra tigela.

Etapa 6: Numa panela grande, misture a massa de milho com metade do leite ralo. Leve ao fogo brando e cozinhe, mexendo sempre com uma colher de pau. Junte o leite ralo restante devagar, sem parar de mexer, até a mistura começar abrir bolhas. Acrescente o leite grosso e continue mexendo até a mistura ficar espessa. Tempere com um pouquinho de sal, acrescente o açúcar e misture bem. Retire do fogo.

Etapa 7: Coloque a canjica em um prato e deixe esfriar completamente. Na hora de servir polvilhe com canela.

Conserva-se em geladeira. O ideal é guardar sem a canela, já que após um tempinho começa a minar água.
Rendimento: 12 porções.


A receita da boina eu encontrei no site MULTICRIATIVA,

as que eu faço é com lã Nina, Familia ou Mollet, ag. retas 4,5 ou 5.

começa com 10 ptos

1ª carreira: *1 meia, 1 laçada * terminar com 2 meia
2ª carreira e todas as pares (avesso), em tricô.
3ª carreira: * 2 meia, 1 laçada *, terminar com 2 meia.
5ª carreira: * 3 meia, 1 laçada *, terminar com 2 meia.

e assim vai , para adulto eu termino com:

*25meia,1laçada*termina com 2 meia.

depois faço 2 meia, *2 juntos meia*, terminar com 2 meia.

e aí é só fazer barra 2x2 o tamanho que quiser, arrematar e costurar.

Esse finalzinho foi uma alteração minha . A receita original está AQUI.

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

TRICÔ X MUNGUZÁ!!!

Pessoas queridas e lindas que frio é esse? se o verão não chegar logo não sei o que vai ser de mim , já não tenho uma calça que entre sem dar pulinhos rssss.....

Logo que vi essas meias comprei a revista Tricô da Linea Italia, n. 06 , fiz um par e já desmanchei , ficou muito bonitinha mas fiz o calcanhar muito pequeno....


mas ficou bem bonitinha e rápida de fazer , desmanchei mas já vou tentar de novo...

Esse é o milho para munguzá , aqui muito conhecida como canjica....

Aqui borbulhando no fogo...

salpicadinha com canela....

Dilicia rsss... fiz apenas metade do pacote de 500g , não tenho panelas muito grande, então fiz metade, cozinhei na panela de pressão com água e canela em pau até ficar macia, depois coloquei um 1 litro de leite, 200ml de leite de coco, 1 lata de leite condensado , 50g de coco ralado e 1/2 xícara de amendoim torrado e moído e 1 pitadinha de sal, deixa apurar até a consistência desejada eu não gosto muito grossa por isso coloco 1 litro de leite.



Aqui algumas coisinhas que eram encomendas que já foram entregues...

cachecol da minha prima com a lã Diamond, a meia ela pediu com o cano mais longo para usar com botas...






Essas boinas foram para uma
amiga da minha afilhada...

terça-feira, 18 de agosto de 2009

ALMOÇO DE DOMINGO!!

Olá gente , estava com esse bacalhau no freezer já um tempão , resolvi fazê-lo logo depois que vi o Edú Guedes preparando um filé de peixe ao forno , e como ele mesmo disse pode-se usar qualquer tipo de peixe.


Receita copiada DAQUI.

- 1 kg de filé de peixe
- suco de 1 limão
- 3 dentes de alho
- 1 colher (sopa) sal
- 1 kg de batatas fatiadas e pré-cozidas
- 2 cebolas em fatias
- 4 tomates em fatias
- 1 pimentão amarelo em fatias
- 1 xícara (chá) de leite de coco
- ½ xícara (chá) de molho de tomate
- 1 xícara (chá) de cheiro verde picado
- ½ xícara (chá) de azeite



Tempere os filés com o limão, sal e alho. Em um refratário, coloque camadas de batatas, tomates, filés, cebolas, pimentão e cheiro verde. Regue com o leite de coco, o molho de tomate e o azeite. Leve ao forno pré-aquecido a 180º por 25 minutos.

Em cima indo pro forno ....

e aqui foi só o que eu comi , coloquei um tiquinho de arroz rsss.
Fica uma delicia , só uma coisinha , qdo eu for fazer de novo vou preparar com antecedência e só esquentar qdo for levar a mesa , levando a mesa logo que sai do forno achei que o caldo ficou um pouco ralo , depois que eu esquentei o que sobrou ficou bem melhor, coisas de Adriana rssss.



Marido como não come peixe ou nada que se parece com o signo dele hehehehe, comeu bolo de carne moída recheado com mussarela, tá bom ?
Beijos queridas e linda semana .

domingo, 16 de agosto de 2009

COXINHAS !!!!

Oi gente , sábado em casa sozinha , deixa eu explicar , marido sai muito cedo e volta muito tarde então quase não vê as crianças então a semana é minha , sábado é só ele e as crianças e domingo todo mundo junto , bom não sei se é um trato muito justo rssss, afinal a semana é MINHA rssss.
Voltando ao assunto , estava eu la no meu dia de folga , e me deu uma vontade louca de comer coxinha , fui no mercado comprei peito de frango e fui pra cozinha , eu tinha uma receita muito boa , revirei minhas milhares de revistas, centenas de cadernos e nada, então fui ao meu querido google e digitei coxinha e aí está rssss......

A receita da massa é do Tudo Gostoso, muito boa , saborosa e fica cremosa , uma delicia mesmo, e muito simples ....a receita AQUI.

O recheio eu fiz como sempre faço, muito simples , peito de frango cozido com cebola,folha de louro, caldo de galinha e só....
Depois picadinho , refogado com azeite,cebola,alho, e temperos a gosto e sempre vou colocando um pouco do caldo que cozinhou para fazer um refogadinho.

Gente a aparência não é das melhores rsssss, a massa é ótima para enrolar , pena que eu não levo jeito rsss.....só rendeu 40 coxinhas.

Para empanar eu usei a receita do Bem Feitinho , é ótima,rende muito,e deixa sequinho e crocante eu recomendo. eu fiz meia receita e ainda sobrou muito.

1 - Mistura para Empanar Salgadinhos (massa cozida)
Ingredientes:
3 copos de água
2 ovos
2 colheres (sopa) de amido de milho (maisena)

Preparo:
Bata tudo do liqüidificador, e utilize para empanar
salgadinho feito com qualquer tipo de massa cozida.
Antes de fritar os salgadinhos, passe na farinha de rosca, ou
em macarrão cabelinho de anjo triturado.


Depois de empanadas, ficaram com cara de coxinha rsss...

pra fritar todo mundo já sabe óleo pra cobrir, panela pequena e poucas unidades eu frito de 4 em 4 , não estourou nenhuma. Congelei algumas em aberto , depois coloquei em um saquinho para fritar depois e ver como vai ficar e aí depois eu conto ok?


Tentei tirar uma foto depois de mordida, a bichinha tava quente , mas tava boa hummmm....
Agora deixa eu ver o que preparar para o almoço , Jesus toma conta rsssss.
Beijos até mais tarde.

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

FIM DE FÉRIAS!!!

Oi amigas , tenho andado sumidinha mas não tenho feito nada de mais , tenho aproveitado o tempo de sol que fez na última semana para por a casa em ordem , lavar janelas, cortinas, e por aí vai rssss, as crianças ainda em casa e aí tenho que ficar inventando "coisas" para que eles não me enlouqueça rssss.
No mais tudo em ordem , tudo em paz , deixo essa mensagem para desejar a todos um ótimo e lindo fim de semana.


Bjs.

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

DESAFIO - VAMOS TROCAR RECEITAS!!!

Esse desafio foi criado pela Nayara do blog Xeretando na Cozinha, e a Luciana do blog Pitadas de Sabor e Arte, me chamou para participar ,e Lú já vou me desculpando pela demora.



As regras são:
- Postem o selinho indicando o blog que está promovendo o desafio;
- Postar as regras;
- Indique também outros cinco blogs que não tenham sido indicados, e avise aos indicados;
- Escolha uma receita, faça, poste e indique o blog de origem da receita.
- O blog escolhido pode ser de sua lista de indicação, ou da lista que você foi indicado (fique à vontade).


E repasso a alguma das minhas amigas:

Bete - Receitas de todos os dias

Iliane - Cozinha da Iliane

Adriana - Sala e Cozinha

Rose - Diário de uma aprendiz

Nela - O Meu Cantinho...



Eu escolhi essa receita que eu adoro é do blog da Bete - Receitas de Todos os Dias

Bolo de Aipim com iogurte natural da Bete:


Ingredientes:
1 kg de aipim ralado
100g coco ralado
2 xícaras (chá) de açúcar
100 g de margarina
3 ovos inteiros
1 copo de iogurte natural
1 pitada de sal
1 colher rasa (sopa de fermento em pó)

Preparo:
Misture bem todos os ingredientes. Coloque em forma untada e enfarinhada. Asse em forno quente, já previamente aquecido, por 40 minutos ou até dourar.


* esse eu bati tudo no liquidificador , fui colocando o aipim picado aos poucos.